CEPI Bandeirante

CEPI BANDEIRANTE e o PIBID

foto
O CEPI- Bandeirante está localizado na Avenida T-2, Setor Bueno, Goiânia-GO. Tratase de um colégio estadual com ensino em período integral, com início às 7 h e término às 17 h, de segunda a sexta-feira. O colégio possui turmas de 6° a 9° ano, estando os BIDs presentes em todos os anos. A grade curricular conta com disciplinas eletivas, iniciações científicas e estudo orientado. Ou seja, a política pedagógica da instituição se embasa em premissas que visam o pleno desenvolvimento dos(as) estudantes, desenvolvendo nestes(as) diversas habilidades, o que perpassa as disciplinas obrigatórias a todos(as), núcleo comum, e as de núcleo específico, às quais os(as) alunos(as) se candidatam de acordo com suas preferências. Há, por exemplo, karatê, judô, teatro, cineclube e aulas de diversos instruções, tal como violão e violino, dentre outros.

O PIBID- Matemática- Goiânia inicia sua parceria com o CEPI- Bandeirante em setembro de 2018, com a presença efetiva dos(as) BIDs a partir do mês seguinte, após um preparo teórico e reflexivo e com a explanação das diretrizes do programa pelos(as) coordenadores(as) e orientadores(as), todos(as) professores(as) da Universidade Federal de Goiás (UFG). No primeiro momento, houve uma período de adaptação à escola por parte dos(as) BIDs, consubstanciada nas premissas do PIBID de sempre se realizar atividades que sejam condizentes com a realidade da escola e de cada turma, em particular. Ou seja, houve um período dedicado à observação, no qual se estruturou as atividades que viriam na sequência. Houve a participação de alguns BIDs na Semana da Consciência Negra, na qual trabalhou-se jogos educativos de matriz africana e o estudo da matemática no noticiário, ao se trabalhar notícias que davam destaque a disparidades raciais que caracterizam a realidade socioeconômica do país. Ainda, a participação dos(as) bolsistas em sala de aula tem sido de grande proveito para os(as) alunos(as), os quais já acostumados(as) à participação dos(as) BIDs, têm demonstrado abertura e satisfação com a participação destes.

Em 2019, como será um ano inteiro de participação do PIBID no CEPI- Bandeirante, é grande a expectativa para que projetos contínuos possam ser desenvolvidos, visando propiciar momentos de ensino-aprendizagem significativos para os(as) alunos(as) do colégio. Para tal, atividades de diagnóstico estão sendo desenvolvidas, visando subsidiar os planos de trabalho dos BIDs para o ano letivo de 2019 e suas intervenções na escola.

Já estão definidas duas atuações que nortearão as atividades, com foco no ensino de matemática básica e educação financeira. No primeiro caso, verificou-se a necessidade de uma (re)visitação do ensino de frações (conceitos e operações), porcentagens e números decimais, visando identificar como esses conteúdos surgem no cotidiano e como nos propiciam maneiras eficazes de comunicação, agregação de informação etc. No segundo caso, a necessidade de conscientização acerca de juros, pagamento de contas, planejamento financeiro etc. se faz latente desde o ensino fundamental, justificando o projeto pretendido.

escola