Escola Municipal Hebert José de Souza

PIBID na Escola Municipal Hebert José de Souza

hebert

A Escola Municipal Hebert José de Souza está situada na Av. Genésio de Lima Brito, 2.118 - Jardim Balneário Meia Ponte, Goiânia - GO, 74465-140. Faz parte da região noroeste da capital. Os alunos em geral são da própria região, pertencem na sua grande maioria a classe média.

A parceria com o PIBID se deu por meio de seleção no segundo semestre do ano de 2018. Temos reuniões mensais, onde explanamos como estão sendo conduzidas as atividades dos bolsistas na escola, bem como tirar dúvidas com os seus orientadores. No início os alunos somente observavam as aulas para que neste ano fosse possível aplicação de atividades. Temos reuniões com os bolsistas semanalmente para colocá-los cientes dos conteúdos que são necessários para trabalhar. Daí eles preparam atividades orientadas por seus orientadores para finalmente aplicar em sala de aula.

O PIBID atende turmas do ciclo 2 e 3 do quinto ao sexto ano e nono ano, com oito turmas e cerca de 240 alunos.

A primeira visita do PIBID na escola foi por meio dos coordenadores e dos alunos de Matemática da UFG. Reuniram-se com a coordenação e direção onde esclareceram como seria a prática dos bolsistas na escola, ambas gostaram da parceria escola/PIBID.  Em seguida os alunos começaram a observar aulas para que nesse ano pudessem atuar com atividades planejadas com seus coordenadores. Para os alunos da escola a princípio foi difícil, pois os mesmos sentiam vergonha de pedir ajuda para quem os estavam observando. Com o tempo foi mudando e hoje eles têm liberdade de tirar dúvidas com os bolsistas.

As ações realizadas pelo PIBID na escola até o momento: Dia da Matemática; quadrado mágico; multiplicação e raciocínio lógico; Algeplan; bingo das operações; o tempo e suas grandezas, boliche da divisão e aula de divisão com materiais concretos

Até o começo deste ano a participação dos bids foram de observação e acompanhamento dos alunos em suas dúvidas. Mas a partir de março começaram a aplicar as atividades planejadas com orientação de seus orientadores e supervisão e apontamentos da supervisora. Foram atividades que trouxeram à reflexão de como aplicar conteúdos em forma de jogos e brincadeiras promovendo participação e aprendizagem.